OPTOMETRIA  
A Optometria é uma ciência da área da saúde, com base na física. A Optometria existe no mundo há mais de cem anos, sendo praticada em mais de 130 países.
A palavra optometria deriva etimologicamente do grego optometron, sendo esta decomposta em opto, que provém de opsis que significa "visão" e de metron que significa "medição". A Optometria é uma ciência especializada no estudo da visão, especificamente nos cuidados primários da saúde visual.

Numa acepção mais actual é a ciência que detecta, analisa e compensa problemas visuais de natureza refractiva, funcional, binocular, com o propósito de prescrever lentes compensadoras, ajudas visuais (lupas, telescópios, etc.), treino e/ou reabilitação visual.
A Optometria é uma profissão fundamental nas sociedades modernas no que respeita à intervenção preventiva na área da saúde visual. É uma profissão dos cuidados primários da saúde visual que é autónoma e auto regulada.

O Optometrista é um especialista dos cuidados primários da saúde visual, que pratica Optometria e que fornece cuidados extensivos em visão e sistema visual, que inclui refracção e prescrição, detecção/diagnóstico e acompanhamento/tratamento de doenças oculares e a reabilitação/tratamento de condições do sistema visual.

  PROFISSIONAIS RELACIONADOS

Técnico de Óptica Ocular é o profissional qualificado apto para realizar fabricação de lentes oftálmicas, montagem e adaptação de artigos destinados a compensar problemas visuais, nomeadamente montagem de óculos, mediante prescrição óptica.

Ou seja, prepara, de acordo com a prescrição, lentes para óculos e coloca-as nas armações adequadas às características ópticas, geométricas das lentes e factores morfológicos do cliente.

Este profissional está também apto a desenvolver actividades de natureza comercial e de organização e gestão de uma pequena empresa de óptica ocular.